fbpx Skip to main content

Talvez essa seja a maior dúvida de um motorista habilitado que ainda não dirige e procura um treinamento especializado: em quantas aulas estarei pronto para dirigir?

A verdade é que estabelecer um prazo para alguém conquistar a independência ao volante é tão preciso quanto garantir que todas as crianças andarão quando completarem 1 ano, ou seja, quem o faz, pouco conhece de trânsito ou de crianças.

Dirigir é um comportamento e, como tal, é passível de ser aprendido. O tempo que cada um leva para conquistar a autonomia é relativo pois precisamos considerar algumas variáveis, como:

O que cada um definiu como objetivo de seu treinamento: alguns alunos nos procuram com o desejo de fazer apenas pequenos percursos, ir ao mercado, até a padaria, visitar um parente no bairro ao lado ou levar o filho na escola que fica a 5 minutos de casa. Esse aluno certamente necessitará de menos tempo em treinamento se comparado com um aluno que almeje a completa independência ao volante, transitando em vias complexas, rodovias e executando manobras com destreza.

Cada aluno tem seu ponto de partida: embora habilitados, cada aluno inicia o treinamento com uma bagagem, habilidades diferentes, potenciais distintos a serem explorados. Ter menos habilidade desenvolvida em noções espaciais não te torna incapaz de ser autônomo no trânsito. Ter tido pouco contato com veículos não faz com que você seja incapaz de se transformar em um excelente motorista.

Os exemplos acima servem para ilustrar que todos trazemos certos conhecimentos, algumas dificuldades que, embora possam alterar o tempo necessário para perceber-se como autônomo, não impedem que isso aconteça.

Há medo envolvido na dificuldade em dirigir?
Alguns alunos nos procuram por falta de prática e familiaridade com veículos, muitos deles tendo vivido um processo pouco eficaz nas autoescolas nas quais se formaram. Alunos que não tem o componente do medo envolvido na dificuldade de dirigir, levarão, quase que como regra, menos tempo para atingir a autonomia se comparados com alunos que relatam medo de dirigir. Lidar com os aspectos emocionais do aluno requer tempo, conhecimento aprofundado sobre o tema e técnicas específicas que visam reduzir e posteriormente zerar as perturbações relativas ao dirigir.

Há outras variáveis que impactam a previsão sobre a quantidade de aulas necessárias para obter-se a autonomia, mas é importante lembrar que, na Psiquê, respeitamos o tempo de cada aluno, sua forma de aprender e adaptamos nossa didática para esse aluno, oferecendo um método mais horizontal e eficiente. Sua instrutora, no primeiro dia de aula, ao conhecer um pouco de suas habilidades, de suas dificuldades, dos medos e das inseguranças que lhe acompanham, poderá traçar uma perspectiva mais próxima da ideal do tempo que levará entre o início do treinamento e a conquista do objetivo que você definiu.
Aqui seu sonho é levado a sério!

Tem dúvida de quantas aulas você precisa para conquistar seu sonho de dirigir? Faça uma aula experimental gratuita e te auxiliaremos na escolha do pacote de aulas ideal para você!

psiquetr

Author psiquetr

More posts by psiquetr

Leave a Reply

Close Menu

Entre em contato conosco

(11) 98233-6941 contato@psiquetreinamentos.com.br
vamos conversar?