Medo de se envolver em acidentes, medo de fracassar, vergonha de pedir ajuda, estresse, ansiedade… são vários os motivos que impedem uma pessoa de dirigir.
Segundo uma estimativa da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), mais de dois milhões de brasileiros possuem fobia de dirigir. As mulheres correspondem a cerca de 80% desse número.
Vencer esse medo não é tão simples. Primeiro é necessário descobrir sua causa. O problema pode ser tanto a falta de prática atrás do volante, quanto questões psicológicas e/ou traumáticas.
Os traumas são muito comuns. Algum acidente que a pessoa possa ter se envolvido quando pequena ou alguém da família que se acidentou de forma grave… Esses tipos de acontecimentos costumam deixar sequelas que atrapalham o comportamento de dirigir e, não é com qualquer tipo de abordagem que será superado.
Dificilmente a pessoa consegue reverter o quadro de fobia treinando sozinha. É por isso que a Psiquê criou um método de ensino personalizado para habilitados que possuem fobia de dirigir.
Entre os diferenciais desse método de ensino estão o respeito ao tempo de cada pessoa, a estratégia personalizada e a didática adaptada ao perfil de cada aluno e o foco em descobrir o que causa esse medo através de uma abordagem que trabalhará questões técnicas e emocionais.
Levando em conta que 80% das pessoas com medo de dirigir são mulheres, a Psiquê é formada apenas por instrutoras e psicólogas mulheres, para proporcionar ainda mais conforto, acolhimento e segurança para o aluno.
Entre em contato com a Psiquê para saber mais sobre esse método e como podemos te ajudar!