“Se você é uma daquelas pessoas que tem um medo absurdo de dirigir, mas fica confortável em andar em um carro como passageiro, vem com a gente entender o que pode estar acontecendo.
O medo de dirigir é considerado uma fobia específica, ou seja, uma de suas principais características é que a fobia diz respeito a uma situação ou objeto específicos e aqui está o pulo do gato já que ter medo de dirigir é ter medo do comportamento de dirigir e não do objeto carro em si. Não necessariamente quem tem medo de dirigir, tem medo de andar em veículos, desde que esteja como passageiro nessa situação.
O medo de dirigir está relacionado ao ato de dirigir em si, que coloca o motorista como protagonista naquela situação, o que pode causar uma sensação intensa de responsabilidade e, não raro, paralisá-lo diante dessa imposição.
Ansiedade, pânico, comportamentos de evitação, dores na barriga, sudorese intensa, são alguns dos sintomas experienciados por quem tem medo de dirigir.
Quando se está na posição passiva de passageiro, esse protagonismo não mais entra em cena, possibilitando curtir o passeio sem experimentar os sintomas descritos acima.
É por isso que dirigir e andar de carro como passageiro são situações bastante diferentes e não necessariamente quem tem medo de dirigir, terá medo de andar de carro.
E você? Conhece alguém que tenha um ou os dois medos?
Conte pra gente!”