Carros automáticos aliviam o medo de dirigir?
Um dos maiores medos para quem começa a dirigir é a embreagem. Como controlar aquele pedal que mais parece ter vida própria? Se piso muito, o carro parece não andar, se solto muito, o carro desliga. A verdade é que a embreagem para o recém-habilitado, pode parecer um instrumento saído de um filme de terror.
Aqui na Psiquê contamos com uma metodologia própria que desmistifica a embreagem para nossos alunos. De “origem de todos os males”, a embreagem é promovida a grande aliada do novo motorista.
Dirigir um veículo automático conta, sim, com facilidades que podem reduzir a ansiedade do novo condutor. Se o carro não morre, um grande fator de estresse para o motorista já é retirado da equação. Se não preciso trocar de marcha, exceto para acionar a ré ou mudar a alavanca para estacionar o carro, conto também com um fator a menos de distração e estresse para o motorista. Podemos citar também os assistentes de saída em aclive, presentes em boa parte dos veículos automáticos e que nos permitem tirar o pé do freio e acionar o acelerador, sem que o carro volte por alguns segundos, o suficiente para diminuir o receio de que iremos colidir com o veículo de trás.
Os veículos automáticos não são a solução de todos os problemas e nem resolvem por si só a questão do medo presente em uma boa parcela dos motoristas ao redor do mundo, já que medo de dirigir nem sempre está relacionado à técnica, tendo um forte componente emocional que precisa ser tratado de maneira profissional, mas sim, representam um facilitador nesse processo de aprendizagem, pelos motivos citados acima, e que podem alavancar a evolução do aluno ao retirar certos componentes causadores de estresse.
Seja carro manual ou automático, para aprender a dirigir de maneira humanizada e efetiva, a escolha a Psiquê!