Para a Psiquê, idade nunca será um problema!
Com nossa metodologia e o acolhimento característico da equipe, trabalhamos a todo momento para que a hora de dirigir seja prazerosa e não um momento a ser evitado. Sabemos que pessoas idosas muitas vezes são desacreditadas e tratadas como incapazes, somente por conta de sua idade.
Para nós, além de transmitir informações atualizadas sobre as regras de trânsito e as melhores práticas na condução de veículos, é imprescindível compreender o idoso em sua totalidade, seus receios e angústias, possíveis dificuldades a serem trabalhadas, assim como adaptar o ensino para a forma como o aluno melhor o compreende. Prezamos que o ritmo de desenvolvimento seja sempre o do aluno e não um tempo supostamente padronizado, o que diminui a pressão sobre ele.
A participação da família e da sociedade também são muito importantes, pois o apoio, o incentivo e a paciência para adaptação são necessários na hora que o idoso começa a dirigir.
Nossos idosos precisam ser acolhidos e respeitados. No trânsito não é diferente, pois ser paciente e respeitar o tempo deles é um ato de empatia e respeito às diferenças.
Idosos que estejam com sua saúde mental e física em perfeitas condições, não podem ser alienados de seu direito de conduzir um veículo automotor em virtude de sua idade. É necessário um treinamento especializado e muita disposição!
Precisamos ser responsáveis e respeitosos quando estamos conduzindo um veículo.
A partir dessas informações, podemos perceber que idade não é um limitador e na Psiquê a população idosa é incentivada a desenvolver suas potencialidades através do olhar cuidadoso de toda equipe.
E você, conhece algum idoso que parou de dirigir ou precisa começar?