Carro automático deixou de ser algo luxuoso e se tornou comum. Um estudo da Bright Consulting apontou que, em 2018, 49% dos automóveis vendidos no Brasil possuíam câmbio automático, automatizado ou CVT. 10 anos atrás, esses veículos representavam apenas 12,7% das vendas.
Esse aumento está relacionado, entre outros fatores, ao aumento da oferta dessa tecnologia pelos fabricantes. O investimento das grandes marcas em melhorar essa tecnologia foi reconhecido pelo público.
Outro fator que influenciou nesse aumento dos veículos automáticos foi a alta demanda por mais conforto para enfrentar o trânsito – afinal, não ter que ficar colocando o pé na embreagem e trocando a marcha constantemente faz muita diferença.
Um dos grandes problemas dos câmbios automáticos era o alto valor de manutenção e recorrência de problemas. Os avanços tecnológicos citados no texto permitiram que essa manutenção ficasse mais em conta, e que os problemas não fossem tão recorrentes, além de aumentarem a vida útil do câmbio.
Apesar de simples na teoria, algumas pessoas se complicam na hora de dirigir um carro manual pela primeira vez. Nas autoescolas, as aulas práticas são realizadas apenas em carros manuais. Se você pretende entrar na onda dos carros automáticos, a Psiquê pode te ajudar. Contamos com frota própria. Agende uma aula!