O termo ‘amaxofobia’ resulta da junção de duas palavras gregas: AMAXO (carro) e FOBIA (medo), caracterizando o medo de carros ou de dirigir.
No Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 6% da população brasileira é afetada com esse transtorno e a população mundial está entre 7% a 8%. Entre suas causas estão pessoas que sofreram algum tipo de acidente, ou mesmo presenciaram um, causando assim transtornos pós-traumáticos. Deixando claro que, nem todas as pessoas sofrem com o traumas, muitas conseguem superar o medo após alguns dias. Sendo muito comum também, quando parentes ou amigos que querem ajudar a pessoa a aprender a dirigir e acabam gerando algum trauma.
Os sintomas mais comuns para as pessoas que sofrem com amaxofobia são: a aceleração nos batimentos cardíacos, dores no peito, suores ou tonturas, além de ansiedades e pensamentos catastróficos.
Se você não consegue dirigir e se identificou com esse transtorno ou conhece alguém que aparentemente sofra com esse transtorno, a Psiquê Psicologia e Treinamentos conta com uma equipe altamente capacitada para te ajudar a superar esse medo e conquistar o sonho de dirigir em diversas situações, inclusive em carros automáticos.
Entre em contato conosco que iremos te atender com toda atenção e cuidado que você merece.
E lembre-se: você pode!